De que forma a pandemia impactou nos escritórios de contabilidade?

13 de fevereiro de 2022

A pandemia da Covid-19 impactou praticamente todos os setores da sociedade, desde a educação e saúde, até o contábil. Na educação, por exemplo, as autoridades públicas determinaram a suspensão de aulas, tanto do ensino básico, como do superior (graduação e pós-graduação), o que prejudicou tanto os alunos, como a iniciativa privada que atua nesse segmento.

E quanto aos escritórios de contabilidade, quais impactos a pandemia trouxe? Neste conteúdo, elencamos os principais, para que dessa maneira fique por dentro da realidade que a pandemia da Covid-19 provocou no setor contábil. Confira!

 

Atraso ou a não entrega de obrigações acessórias dos escritórios contábeis

 

Anualmente, não apenas as empresas de outros setores da sociedade precisam observar as suas obrigações fiscais, mas também os escritórios de contabilidade. Por exemplo, entre o período de fevereiro a abril de cada ano, os escritórios de contabilidade precisam cumprir suas obrigações acessórias, sob o risco, caso isso não seja feito, de fecharem por falta de pagamento.

Nesse sentido, podemos destacar que a pandemia impactou significativamente o setor contábil com relação ao cumprimento de suas obrigações acessórias. Sem entrar dinheiro no caixa, muitos escritórios de contabilidade se viram sem saber o que fazer com relação ao cumprimento de tal obrigação.

Estão entre as obrigações acessórias de um escritório de contabilidade: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte, Demonstração Contábil e Balanço Patrimonial e Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

 

Aumento da inadimplência com relação ao recebimento de honorários contábeis

 

Outro impacto observado diz respeito ao aumento da inadimplência com relação ao recebimento de honorários contábeis. Muitos escritórios contábeis foram afetados economicamente, pois seus clientes não tiveram faturamento suficiente para pagar os custos e despesas mensais.

A pandemia da Covid-19 gerou um efeito dominó. Pelo fato de muitas empresas fecharem as portas temporariamente, elas não conseguiram obter um bom faturamento, prejudicando assim o funcionamento de empresas parceiras, que não se limitam apenas ao setor contábil, mas também envolvem outras áreas, como marketing, consultoria empresarial, compras, etc.

 

Demissão em massa

 

Muitos escritórios de contabilidade se viram sobrecarregados pelas consequências trazidas pela pandemia da Covid-19. Uma delas, como já destacamos, diz respeito ao aumento da taxa de inadimplência com relação ao não pagamento dos honorários contábeis.

Devido a essa situação, empresas do setor contábil tiveram que demitir parte de seus recursos humanos. É o efeito dominó do qual falamos. Sem os clientes terem um bom faturamento, cresce a taxa de inadimplência, fazendo com que o escritório de contabilidade se torne insustentável e tenha, assim, que tomar decisões difíceis.

Como podemos visualizar, a pandemia da Covid-19 impactou significativamente o setor contábil, exigindo que as empresas dessa área tivessem que adotar uma série de atitudes para se manterem funcionando. Os impactos não se limitam apenas aos casos que apresentamos neste conteúdo A pandemia também exigiu que os escritórios contábeis adotassem o home office como modelo de trabalho, bem como plataformas ou sistemas de gestão capazes de otimizar a realização de suas operações.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Leia mais conteúdos como este acompanhando as publicações em nosso blog.

Gostou do conteúdo ? Então, Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Elimine a digitação e aumente a produtividade da sua equipe agora!

logo plick branco
Tecnopuc - Av. Ipiranga, 6681 - Prédio Raiar - Sl 129