Como o sistema de integração contábil facilita a vida do contador?

30 de junho de 2020

Você sabe o que é o sistema de integração contábil? Trata-se de uma ferramenta nova e, por isso, alguns profissionais não a conhecem. No entanto, é extremamente útil aos contadores. O sistema é bastante valioso aos profissionais que trabalham em escritórios contábeis ou mesmo àqueles que atuam nesse departamento.

Não é novidade para ninguém que, devido às inúmeras transformações tecnológicas, a contabilidade tem passado por diferentes transformações e a presença e expansão do sistema de integração contábil é uma delas.

Considerando os benefícios mencionados, podemos dizer que essa ferramenta veio para ficar, pois é indispensável. Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos detalhadamente o que é um sistema de integração contábil e informaremos como essa ferramenta facilita o trabalho dos contadores. Acompanhe a seguir.

O que é o sistema de integração contábil?

Trata-se de uma ferramenta on-line e ela possibilita a captação dos lançamentos financeiros do ERP (sistema integrado de gestão empresarial), sistemas de gestão financeira e planilhas do cliente com a intenção de fazer a importação no seu sistema contábil.

Quais os benefícios do sistema?

A plataforma apresenta diversos benefícios aos escritórios:

Elimina as atividades manuais, retrabalho, erros na digitação, torna os profissionais da contabilidade em analistas e menos operacionais, mantém a contabilidade em dia, antecipa o fechamento contábil e trás diferenciais em aquisição de novos clientes com a transformação digital. Abordaremos sobre esses aspectos na sequência do artigo. Continue lendo!

Compatibilidade com sistemas contábeis

Outro aspecto positivo da ferramenta de integração contábil diz respeito à praticidade. Com essa ferramenta, os escritórios não sofrem nenhum impacto. Isso porque, os sistemas de integração são adaptáveis aos sistemas contábeis, ou seja, o contador não precisará trocar de sistema quando for usar a ferramenta de integração contábil.

Como essa ferramenta facilita o trabalho dos contadores?

O sistema facilita o trabalho dos profissionais do ramo contábil de diversas maneiras. Muitas dessas questões estão relacionadas aos aspectos práticos da plataforma, a otimização da produtividade e a diminuição do número de erros. Destacaremos sobre essas questões abaixo. Confira!

Aumenta a produtividade

A ferramenta ajuda a automatizar diversas tarefas de natureza operacional. Dessa forma, há a economia de tempo e, consequentemente, aumenta a produtividade. Com isso, os escritórios contábeis podem direcionar mais os esforços aos projetos ou atividades com maior potencial lucrativo ou aquelas que possam gerar mais valor aos clientes.

A automação contábil, portanto, auxilia a aumentar a produtividade, pois torna-se possível fazer mais, contando com o mesmo número de colaboradores. recursos ou com a mesma quantidade de ferramentas. Isso significa que o seu escritório poderá atender mais clientes em menos tempo e melhorando a qualidade dos serviços prestados. Esses fatores, somados, contribuirão para aumentar as receitas do seu escritório contábil.

Reduz os erros

Com a automação contábil dos procedimentos, não há a necessidade de fazer tarefas operacionais. Não é necessário, por exemplo, fazer lançamentos manuais etc. Dessa forma, as atividades são feitas de maneira mais eficaz, rápida e ágil. Além disso, diminuem-se a incidência de erros nas operações contábeis.

Reduz o retrabalho

A redução do retrabalho é um benefício derivado da questão mencionada anteriormente. Com a diminuição do número de erros, não será necessário refazer os lançamentos. Essa característica também é muito importante, pois ajuda a melhorar a produtividade dos escritórios.

Organiza o escritório

A automação contábil unida com o sistema de integração contábil, contribui para organizar o escritório. Com isso, ganha-se agilidade na análise do desempenho financeiro do cliente e o escritório passa a ganhar um papel estratégico para o cliente.

É importante destacar ainda que a automação proporcionada pela integração contábil o ajudará a acabar definitivamente com o problema de não contar com as informações exatas no momento certo.

Com isso, podemos dizer que a ferramenta possibilita que o contador foque os seus esforços para atuar como um contador consultor. Dessa forma, ele fornecerá serviços de maior valor aos clientes. Entre alguns exemplos estão as análises das demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, por exemplo) e a elaboração de relatórios.

Sem dúvida, esses serviços podem ser grandes diferenciais, pois evita-se a briga por preço e, ao mesmo tempo, você conseguirá gerar mais valor ao oferecer às empresas o que elas procuram.

O sistema de integração contábil é indispensável atender mais clientes e poderá gerar mais valor a eles. Considerando todos esses benefícios mencionados, vale muito a pena contar com essa ferramenta na sua empresa.

Você está com alguma dúvida sobre como funciona o sistema de integração contábil? Deixe o seu comentário no post. Será um grande prazer ajudá-lo a esclarecer os seus questionamentos em relação ao assunto.

Gostou do conteúdo ? Então, Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elimine a digitação e aumente a produtividade da sua equipe agora!